top of page

Conflitos recorrentes

Equilibrar as múltiplas jornadas de trabalho, vida pessoal, maternidade e as persistentes expectativas sociais nunca é fácil. Este espaço serve para iluminar os conflitos recorrentes que impactam a sua vida. Com a perspectiva da Psicologia Clínica, você encontra aqui pequenos textos para promover a reflexão, o autocuidado e o caminho para o fortalecimento emocional.

Relacoes_toxicas

Relacionamento tóxico

Os relacionamentos tóxicos, assim como os abusos narcisistaspodem estar presentes nos mais diversos tipos de interações sociais, seja com parceiros, familiares, amigos ou colegas.

 

Portanto, é fundamental buscar apoio que promova o bem-estar mental e emocional. Esse suporte não apenas ajuda a identificar os padrões prejudiciais nas suas relações, mas também permite encontrar as ferramentas para estabelecer limites e estratégias de autocuidado.

Separacao

Separação

separação de um casal pode trazer, além das questões legais e financeiras, intensos sentimentos de tristezaraivafrustração e culpa. Logo, são muitos os ajustes a serem feitos.

 

suporte psicológico durante esse período pode ser de grande ajuda na tomada de decisões conscientes e construtivas, facilitando o processo de adaptação a essa nova fase da vida.

Envelhecimento

Envelhecimento

envelhecimento feminino traz consigo uma série de desafios, como as questões relacionadas à identidadeautoestima e mudanças físicas. A pressão social e as expectativas culturais em torno da feminilidade podem criar conflitos internos. Bem como a menopausa e os desafios de saúde podem afetar o bem-estar emocional.

Trata-se de um período propício a reflexões sobre realizações pessoais, metas não alcançadas e ajuste de prioridades. Por essa razão, para lidar, explorar e, consequentemente, encontrar significado e aceitação nessa fase da vida, torna-se essencial um espaço terapêutico seguro e acolhedor.

Ninho Vazio

Síndrome do ninho vazio

saída dos filhos de casa, embora seja um momento esperado, pode trazer consigo uma série de desafios emocionais. Assim, muitas mães se deparam com a necessidade de reestruturar sua rotina e identidade, sentindo-se perdidas sem a presença constante dos filhos. Dessa forma, é como se o 'ninho' familiar estivesse sendo reconfigurado.

Neste momento, a terapia pode ser uma aliada importante para proporcionar ferramentas essenciais para lidar com as emoções, fortalecer a autoestima e redescobrir seus interesses e paixões. Então, ao investir em si mesma, a mulher pode construir uma vida mais plena e significativa.

Luto

Luto

Ao experimentarmos uma perda significativa, passamos por estágios diferentes de enfrentamento. Conforme o processo de luto avança, há espaço para reflexões profundas sobre a natureza da vida e da morte, o valor dos relacionamentos e a busca por sentido e significado diante da perda.

 

O apoio e acompanhamento terapêutico durante esse processo permitem que a pessoa explore suas emoções, encontre maneiras saudáveis de lidar com a perda e eventualmente encontre uma forma de integrar essa experiência em sua vida de uma maneira significativa e transformadora.

Sofrimento

Sofrimento emocional sem causa aparente

Uma variedade de sintomas, como ansiedade, depressão, irritabilidade e baixa autoestima, podem surgir sem uma causa aparente.

 

Nesse contexto, a terapia oferece um espaço seguro para explorar essas emoções, assim como identificar suas raízes e gatilhos, e consequentemente desenvolver recursos para promover a saúde e o bem-estar.

whatsapp-icone-psicologa-online-regina-franchini
bottom of page